A Black Friday está chegando e é o evento que mais movimenta o comércio eletrônico. O melhor caminho é preparar o seu e-commerce para ter sucesso e se planejar criando estratégias de marketing para essa operação.
De acordo com o estudo Neotrust/Compre&Confie, os e-commerces faturaram um total de R$ 7,72 bilhões e apontou que, no total, foram realizados 13,01 milhões de pedidos entre a Black Friday e a Cyber Monday em novembro de 2020, e esse ano o crescimento continuará bastante sólido segundo o relatório Future Shopper Report 2021.
É uma grande oportunidade para a sua empresa aumentar o número de vendas e o tráfego no site.
Para te ajudar a iniciar esse planejamento, preparamos 6 dicas abaixo para dar o pontapé inicial no planejamento da Black Friday 2022.
Qual é o objetivo da Black Friday?
O principal objetivo é acelerar as vendas, reforçar o branding da sua empresa, dar um atendimento com excelência ou fidelizar os clientes? Antes de reunir os descontos dos produtos é necessário analisar o que vai ser mais viável para sua empresa naquele momento, vai ser rentabilidade? esvaziar o estoque? captar novos clientes? É preciso que se tenha clareza no objetivo dessa ação para seguir os próximos passos.
Traga seus fornecedores para a mesa
Faça o planejamento com a participação dos seus fornecedores. Defina os objetivos da campanha, controle de estoque e veja a possibilidade de trabalhar com o estoque no próprio fornecedor, isso ajudará na redução dos custos logísticos.
Selecione o mix e defina os descontos
É importante se reunir com o comercial e os fornecedores e escolher qual mix será trabalhado nas campanhas e qual será o foco na comunicação. Outro ponto fundamental é usar os carros-chefes, para chamar atenção dos clientes nas campanhas. Sugerimos trabalhar com um desconto base de
10% a 15% e preparar os produtos do seu estoque para deixar no topo.
Organize uma equipe de plantão
É muito importante ter uma equipe de plantão para solucionar problemas que possam aparecer, seja: técnicos, logísticos e de marketing.
Defina uma meta de receita total e divida-a em alguns períodos
O primeiro passo é definir quais metas vão ser usadas nas vendas, espere 20% até as 6h, 10 a 15% provavelmente irá acontecer entre a meia noite e 1h da manhã e depois, das 6h às 16h crie outros planos e na reta final deve acumular 40% das vendas.
Monte um dashboard e traga a equipe toda para perto
Utilize ferramentas em tempo real que trarão dados de desempenho da loja fundamental para manter a equipe informada. Indicamos algumas que são gratuitas: o Google Analytics, ou pagas, Cyfe ou Geckoboard podem ajudá-lo.
Acerte sua entrada nos marketplaces e participe das promoções nos marketplaces
Vender no marketplaces é uma ótima estratégia na Black Friday para o seu negócio, a grande parte deles são: Americanas, Submarino, Ponto Frio, MercadoLivre, Walmart. É possível participar até 30 dias antes da Black Friday aproveite e destaque as promoções dos produtos nesses canais.
Fonte: Híbrido
Posts Similares
YouTube vai revisar política que desmonetiza vídeos com palavrões
Cerca de dois meses depois de anunciar a nova política que desmonetiza vídeos com palavrões, o YouTube disse que está “fazendo alguns ajustes”…
Instagram libera recurso Collab nos Stories e Reels
É hora de celebrar! Seja para criadores de conteúdo ou proprietários de empresas, colaborar no Instagram ficou muito mais rápido…
YouTube Shorts começa a dividir dinheiro de propaganda com criadores
O TikTok faz muito sucesso, e outras plataformas correm para recuperar o terreno perdido. O YouTube Shorts vai colocar mais dinheiro na mesa para…