O marketing digital é uma ferramenta poderosa para o sucesso de empresas, graças a sua praticidade e eficiência comprovada de resultados. No entanto, em períodos de grandes eventos, causas externas podem impactar o desempenho de campanhas. Quer conhecer os efeitos desses fatores e como garantir uma performance online mais estável? A Agência Lineup te explica!
O último trimestre do ano é um ótimo exemplo da influência exercida sobre campanhas de marketing digital. Em 2022, o cenário é ainda mais desafiador! Além da sazonalidade de grandes feriados do trimestre, outros três eventos vão impactar o desempenho de anúncios online, sendo eles: turnos de eleições gerais para a Presidência da república e governo de Estados, campanhas de Black Friday e a realização da Copa do Mundo de futebol.
Por isso, se você é responsável por uma empresa que investe em marketing digital – e, principalmente, se é um dos clientes da Agência Lineup – é indispensável saber qual a relação entre os acontecimentos futuros de 2022 e a performance online do seu negócio. Confira o conteúdo a seguir e fique por dentro do assunto!
O que esperar do seu marketing digital nos próximos meses?
Alta concorrência
Assim como no processo de vendas offline, o marketing digital também é influenciado pela lei da oferta e demanda. Em momentos de grandes acontecimentos, ou em meses mais propícios para investir, empresas começam a enxergar novas oportunidades de negócio no digital, criando um ambiente extremamente disputado.
O investimento em tráfego pago funciona no formato de leilão, com anunciantes competindo entre si pela exposição de anúncios. Quanto mais anunciantes no leilão, mais caro ficam os lances e, consequentemente, mais altos os custos dos resultados finais. O que torna um momento muito vantajoso para plataformas como o Facebook Ads e o Google Ads, que poderão cobrar valores mais altos do que os habituais de seus clientes.
Em resumo, quanto maior o número empresas investindo em marketing digital, maior o valor a ser cobrado para alcançar este público. E este é um dos principais impactos decorrentes de grandes eventos sobre campanhas online, já que para manter um desempenho estável, empresas serão obrigadas a aumentar o seu investimento.
Saturação do público
Como já citado anteriormente, os três grandes eventos do final de 2022 irão atrair muito mais investimentos por parte de empresas no marketing digital. Além de um aumento no investimento requerido, outro fator importante deve ser observado: a saturação do público.
Mas, por que isso acontece? A resposta continua sendo a alta demanda! O seu público ideal na Internet também é o mesmo cliente procurado por seus concorrentes. Além disso, os usuários também apresentam diversos outros interesses, encaixando-se em outras segmentações de anúncios, sendo impactados por outros tipos de produtos e serviços.
Na prática, os gatilhos de venda por grandes eventos resultarão em um enorme volume de anúncios de empresas concorrentes, que serão exibidos em um curto espaço de tempo, impactando o público de uma só vez. Os clientes poderão se tornar mais insensíveis aos anúncios, impactando negativamente o desempenho de campanhas digitais.
Mudança de abordagem.
Para se destacar em meio ao excesso de anúncios que estão por vir com a realização das Eleições, Black Friday e Copa do Mundo, é preciso se atentar ao principal de uma campanha de marketing digital: a oferta que está sendo divulgada. Para isso, é fundamental entender o contexto da campanha para definir qual a abordagem a ser usada.
A alta concorrência, que leva a saturação do público, também irá alterar os gatilhos de venda e diferenciais de empresas. Por exemplo: com um grande número de pedidos, a empresa será capaz de manter o mesmo prazo de entrega? Ou, em outra hipótese, haverá estoque disponível para suprir a alta de demanda de clientes?
Estes questionamentos são resultantes da imprevisibilidade dos grandes eventos do último trimestre de 2022 e, por isso, devem ser considerados na hora de dar seguimento nos anúncios online. Uma vez que ofertas deixam de ser atrativas para consumidores, a tendência é uma má performance de anúncios e possível queda nas vendas.
Coincidência de sazonalidade
Outro fator determinante para o bom desempenho de campanhas de marketing digital é o seu período de veiculação. E como estamos falando de eventos que têm datas específicas para serem realizados, é fundamental saber como as configurações de tempo impactam a performance de anúncios.
A sazonalidade é causada pelo comportamento do comprador, transformando feriados e datas comemorativas em grandes impulsionadores de vendas. É neste contexto que os próximos três grandes acontecimentos de 2022 irão influenciar na decisão de compra dos seus clientes, e nem sempre de uma forma positiva. Isso ocorre porque, nem sempre o seu produto/serviço é o mais adequado para o período.
Mas, como? Em outubro, por conta das Eleições, é esperado que seus clientes se tornem mais cautelosos em suas compras. Já em novembro, com a realização da Black Friday e Copa do Mundo, a expectativa é de reaquecimento de vendas, desde que seus produtos e serviços sejam atrativos para os respectivos eventos. Caso a sua empresa não ofereça o que está sendo procurado no período, as datas também poderão afetar suas campanhas digitais.
Constantes alterações
Já ouviu falar que o marketing digital é um recurso que precisa de testes para ser bem sucedido? A máxima é verdadeira. Mas, quando grandes acontecimentos impactam o universo digital, o ajuste de campanhas digitais deve ser feito com o máximo de cautela para manter resultados.
Isso acontece porque, ao realizar qualquer tipo de alteração em textos, imagens e configurações das campanhas, é preciso entender que algoritmos de inteligência artificial precisam de tempo para gerar o chamado aprendizado de máquina e aprimorar sua performance. Estima-se que uma semana é um intervalo seguro para mudanças.
No entanto, os grandes acontecimentos ditarão o proceder de campanhas digitais, tornando os prazos ainda mais desafiadores. Em casos como a Black Friday, por exemplo, é comum que mudanças de artes e segmentações sejam realizadas em um curto período de tempo. Apesar de necessárias, estas são ações que contribuem para a oscilação de performance e resultados de campanhas.
O que a Agência Lineup fará para aprimorar suas campanhas?
1. Pesquisar e encontrar o público certo
Para assegurar melhores resultados durante os próximos meses de 2022, as próximas campanhas de marketing digital lideradas pela TK contarão com atuação ainda mais estratégica, começando pelo público.
Como foco na otimização de campanhas, faremos pesquisas detalhadas de público e de mercado, além de analisar ações de concorrentes. Assim, poderemos entender – em tempo real – quais as estratégias mais adequadas para aplicar ao seu negócio no momento.
Ao agir de forma mais eficiente e pontual, poderemos avaliar se há necessidade de alterar objetivos de campanhas, aumentar ou reduzir o tamanho do público e revisar as segmentações ativas. Estas são ações que poderão contribuir para minimizar consequências negativas fruto de sazonalidades.
2. Atuar de forma diversificada e estratégica
Um ótimo recurso para aprimorar campanhas de marketing digital é aumentar a variedade de abordagens trabalhadas. Visando manter resultados mais estáveis, a Agência Lineup terá como objetivo diversificar canais, tipo de comunicação e peças usadas para impactar o seu público.
Nesta ação, será possível analisar quais as plataformas de anúncios mais atrativas para o seu público. Após a avaliação e, caso necessário, poderemos alterar o tipo de campanha – no Facebook Ads e Google Ads – e propor novas maneiras para atingir o público.
Assim, uma atuação diversificada se torna uma medida paliativa para o seu marketing digital. Ao usar outras formas e plataformas para anunciar, sua campanha não tem dependência de uma única fonte, fator que pode atenuar possível queda de resultados e e até estabilizar custos.
3. Otimizar criativos de anúncios
Com a extrema exposição de anúncios que os clientes estão prestes a enfrentar, é preciso encontrar formas de se destacar e chamar a atenção do seu público. A Agência Lineup sabe disso e, por isso, reconhece a importância dos criativos utilizados nas campanhas de marketing digital.
Visando garantir um desempenho estável para campanhas, iremos analisar – estudando benchmarks – a eficiência dos recursos de textos e imagens utilizados nas campanhas. Assim, poderemos solicitar a produção de anúncios com vídeos e fotos mais atraentes e a criação de páginas com conteúdos mais conversivos.
Esta análise profunda dos criativos, somada ao nosso conhecimento sobre diferentes segmentos e abordagens, resultará em tomadas de decisões mais assertivas para a suas campanhas no digital. Além disso, o processo será extremamente útil para insights de criação para novas campanhas no futuro.
4. Revisar e aprimorar seu orçamento
Para uma campanha de marketing digital ser eficiente, principalmente durante grandes eventos, é essencial se atentar ao investimento. Fatores como a alta concorrência, saturação do público e alterações de anúncios impactam diretamente no valor investido no digital.
É por isso que, visando em uma performance mais estável, a Agência Lineup reavaliará seu valor investido em plataformas digitais de anúncio. Aqui, o principal objetivo é mensurar se o valor disponibilizado traz resultados, além de analisar a necessidade e aumento ou diminuição de investimentos.
Para isso, realizaremos ações estratégicas, podendo interromper anúncios menos efetivos, alocar o investimento para outras campanhas, mídias e formatos, além de alterar dias e horários de veiculação. Assim, será possível fazer otimizações que respeitem os limites do seu orçamento, com o objetivo de manter a regularidade de resultados.
5. Acompanhar e analisar métricas
Para garantir que todos os passos anteriores sejam realizados, a Agência Lineup irá se basear em uma das ações mais importantes para a otimização de campanhas de marketing digital: a super análise de métricas. A orientação Data Driven é a mais adequada para superar os desafios prometidos para os próximos meses de 2022.
As plataformas online fornecem dados precisos sobre os resultados obtidos. Com essas informações, teremos base para acompanhar fatores que impactam a performance de campanhas, como: custo por mil impressões (CPM), custo por cliques (CPC), custo por visita (CPV), custos por lead SQL (CPL), Custo por aquisição (CPA), Retorno Sobre os Anúncios (ROAS) e mais.
Realizando este monitoramento constante durante os próximos meses, poderemos analisar resultados obtidos em tempo real e, assim, aplicar nossa expertise no segmento e manter campanhas mais estáveis, sempre com o foco em atrair mais visitantes, aumentar taxas de conversão e continuar criando oportunidades de venda.
Conclusão
Um momento atípico para o marketing digital se aproxima, e o cenário é de atenção. Empresas de todos os segmentos – independente de seus produtos e serviços – terão suas estratégias digitais impactadas por conta de três grandes eventos no final de 2022: Eleições, Black Friday e a Copa do Mundo.
Agora, é necessário estar ciente do que está por vir. A coincidência desses três grandes acontecimentos – realizados quase simultaneamente – criará um cenário online muito mais competitivo para as empresas, transformando a dinâmica das plataformas de anúncio e influenciando o interesse e poder de compra dos clientes.
Em breve, é de se esperar que haja um impacto na performance de campanhas de marketing digital. Afinal, além da sazonalidade do período, a maior concorrência no segmento e a saturação do público promoverão alterações significativas no desempenho de anúncios, resultando em oscilações de resultados.
No entanto, o momento não é de pânico, principalmente para os clientes da Agênica Lineup! Nossa equipe de especialistas em marketing digital está preparada para os desafios trazidos pelos próximos meses. Com o foco em aprimorar segmentações, propor novas estratégias e monitorar dados das suas campanhas, nossa missão será estabilizar métricas e aprimorar resultados da sua empresa.
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