O Instagram começou a liberar o uso de QR Codes para compartilhamento de publicações, Reels e localização no aplicativo. A novidade chega como um adicional para se somar aos links e envios por mensagens diretas, com ótimo uso para campanhas de marketing ou em materiais impressos.
A vantagem do QR Code é que ele exige apenas um celular com câmera para funcionar. É muito melhor do que enviar (ou digitar) um link cheio de caracteres aleatórios, impossíveis de memorizar e que não dizem nada sobre o destino.
Outro uso interessante do QR Code é para promover negócios locais. Supermercados, mercearias, restaurantes e lojas podem imprimir o código de uma publicação original para afixá-las nas paredes. Isso pode ser usado para promoções, ofertas, sorteios ou para trazer um pouco de contexto para um produto/serviço.
“Para facilitar que pessoas e negócios compartilhem conteúdos específicos do Instagram, lançamos recentemente um recurso que permite criar códigos QR para perfis, tags, locais, Reels e muito mais”, revelou um porta-voz da Meta.
A opção extra de compartilhamento está localizada no menu de três pontos, na parte superior do post ou do Reels. Para fazer o compartilhamento Se você for usuário da versão web, é só acrescentar o comando /qr ao final de uma URL para gerar o código.
Compartilhar posts com QR Code no Instagram
Vale lembrar que este anúncio de hoje difere do compartilhamento de perfis por códigos QR. As pessoas conseguem gerar imagens no formato QR há alguns anos para facilitar o follow, principalmente se o seu nome de usuário for difícil de escrever ou pronunciar, mas isto não era aplicado aos posts e demais conteúdos.
A novidade não chega a ser uma surpresa, já que testes anteriores haviam sido identificados no app. Mesmo assim, o lançamento chegou sem nenhum alarde ou anúncio formal do Instagram.
Não dá para saber se o recurso de compartilhamento de conteúdo por QR Code foi lançado para todos os usuários do mundo em simultâneo ou se algumas áreas foram priorizadas. O texto será atualizado assim que houver um posicionamento formal da Meta.
O Instagram tem investido bastante tempo e recursos em trazer novidades para facilitar o compartilhamento, especialmente sobre localização. No final de julho de 2022, o CEO da Meta, Mark Zuckerberg, compartilhou uma novidade sobre a experiência dos mapas. O recurso que exibe os locais mais populares próximos ao usuário, com a possibilidade de filtrá-los por categorias, como restaurantes, supermercados ou hotéis.
Fonte: Canaltech
Posts Similares
Chrome ganha melhorias para tablets Android
A Google destacou nesta semana novas ferramentas para melhor organizar e aproveitar as abas do Chrome em tablets Android. A empresa detalha maneiras de navegar…
Instagram libera ferramenta para visualizar atividades dos amigos
O Instagram trouxe um novo recurso para usar com os amigos. Ou melhor, adicionou a esta plataforma uma ferramenta que já existia…
Instagram expande exibição de NFT para mais de 100 regiões
Enquanto as vendas de NFT continuam caindo e o interesse na primeira onda de colecionáveis digitais parece estar diminuindo, a Meta está…