Que a Black Friday ajuda a vender, você já sabe! Mas, como aproveitar a data para superar expectativas com o lucro? A gente te conta.
Diferente de como aconteceu nos Estados Unidos, a Black Friday no Brasil surge por meio da internet (é possível saber mais conferindo nosso conteúdo sobre a história da Black Friday).
Por isso, é extremamente importante conhecer bem as principais soluções digitais que podem te ajudar a vender mais neste evento comercial!
Importância do marketing digital para aproveitar a Black Friday
Com o sucesso de vendas, a cada ano que passa, mais empresas têm aproveitado da data para alavancar as vendas e sair do vermelho.
O que poderia ser inicialmente interessante apenas para grandes lojas, hoje atinge negócios de todos os portes (especialmente os que são exclusivamente digitais).
No entanto, é preciso ter um planejamento bem feito para chamar a atenção dos consumidores – já que os descontos podem chegar em até 90% do valor original dos produtos.
A ideia não é quebrar nenhum empreendimento. Mas é uma estratégia para fidelizar os clientes que já conhecem a marca e alcançar novos consumidores que não conheciam ou não compravam nada por conta do preço.
Ou seja, para evitar sair no prejuízo com qualquer venda, é preciso elaborar estratégias – especialmente as que estão ligadas aos investimentos dedicados a campanhas de maketing.
Uma vez que a comunicação mais eficiente e com resultado a curto prazo que temos atualmente é a internet, não há nada mais sensato do que se render ao marketing digital.
Não foi atoa que Bill Gates disse: “Vão existir dois tipos de empresas: as que fazem negócio pela internet e as que estão fora dos negócios”.
Então, se você quer ser visto em uma data comercial extremamente disputada, precisa começar a dedicar muita atenção e empenho quando o assunto for estratégias digitais desde já.
Como investir em marketing digital para a Black Friday?
Antes de começar a divulgar, você precisa de um plano! Sabendo que a black friday acontece sempre na quarta semana de novembro (após o feriado de Thanksgiving nos Estados Unidos), em julho você já deve ao menos ter definido quais produtos estarão em promoção e quais devem ter destaque durante a Black Friday.
Além de ter um plano, o ideal é investir em ações de marketing durante o ano todo, não só na Black Friday. Dessa forma você já consegue garantir seu espaço no mercado e gerar mais lucro para conseguir oferecer descontos ainda mais atrativos na famosa sexta-feira de promoções.
Essas estratégias devem ter base na jornada do seu consumidor!
Como funciona a jornada do consumidor?
Essa ferramenta é dividida em quatro fases, sendo essas:
- Aprendizado e descoberta;
- Reconhecimento do problema;
- Consideração de solução;
- Decisão de compra.
Para fazer uma boa campanha de marketing, que seja de fato eficiente para a Black Friday, você precisa incluir toda esta jornada dentro do funil de vendas e pensar no futuro.
Não estamos incentivando que contrate videntes! A ideia é te levar a pensar além do checkout. É o que chamamos de pós-venda.
Essa estratégia te ajuda a investir já na próxima Black Friday, porque a fidelização dos clientes conquistados na atual é o combustível necessário para aumentar o número de vendas no outro ano.
A lógica é manter o número de clientes que já compraram no ano vigente pela boa experiência e conquistar outros novos consumidores no ano posterior. Faz sentido?
Você também tende a contar com divulgação espontânea quando trabalha no pós-venda! Afinal, ao ter uma boa experiência durante e depois da venda, as pessoas tendem a compartilhar isso com outras pessoas e consequentemente divulgam tudo relacionado a sua marca (inclusive as promoções).
DICA BÔNUS!
Para estar um passo à frente dos comerciantes que não se dedicam na experiência do cliente, tenha uma boa estrutura de site.
Podemos dizer que a plataforma utilizada para vender seus produtos ou serviços é a principal estratégia de marketing para Black Friday!
Quando seu site não está bom visualmente, demora muito tempo para carregar ou tem erros/falhas durante a jornada de compra, não adianta nada divulgar suas ofertas.
Por isso, nossa dica de ouro é: invista em desenvolvimento de sites para conseguir atender todos os consumidores de forma satisfatória.
Não se contente no que está “funcionando”. Busque superar expectativas!
Posts Similares
TikTok testa feed de conteúdo “próximo”
Depois de ser detectado em testes por vários usuários, o TikTok confirmou que está atualmente experimentando um novo feed de conteúdo ‘Perto’, além das guias…
VOCÊ ESTÁ PREPARADO PARA O MARKETING DE 2024? DESVENDAMOS AS PRINCIPAIS TENDÊNCIAS!
Todo fim e início de ano, surge a necessidade urgente de planejar o próximo ciclo. E quando falamos de marketing,…
Twitter pode cobrar empresas para manter o selo Gold
O Twitter pode passar a cobrar US$ 1.000 (~R$ 5.194) por mês de empresas para manter o selo Gold em seu perfil…