O YouTube está procurando tornar mais fácil para os criadores usarem música em seus videoclipes, com um novo elemento ‘Creator Music’ no YouTube Studio, que fornecerá um catálogo de faixas que os criadores podem usar legalmente em seus vídeos longos, com licenciamento em alguns disponíveis por uma pequena taxa.
Como você pode ver neste exemplo, o Creator Music oferece aos criadores acesso a uma variedade de faixas, que serão listadas como ‘gratuitas’ ou com um custo de licenciamento anexado.
Mais especificamente, as duas opções de uso são:
- Compre uma licença – Pague uma taxa inicial para usar música e ganhe a mesma participação nos lucros que se aplica ao seu conteúdo sem música.
- Compartilhamento de receita – Compartilhe a receita de vídeo com o artista da faixa e os detentores de direitos musicais associados.
Portanto, não será ‘gratuito’ como tal, mas oferece outra maneira de colaborar na promoção da música, ao mesmo tempo em que aprimora seus videoclipes.
Conforme explicado pelo YouTube :
“Os criadores agora podem comprar licenças de música acessíveis e de alta qualidade que oferecem a eles todo o potencial de monetização – eles manterão a mesma participação nos lucros que normalmente fariam em vídeos sem música. E para os criadores que não querem comprar uma licença antecipadamente, eles poderão usar as músicas e compartilhar a receita com o artista da faixa e os detentores de direitos associados.”
Isso expandirá bastante as opções de música no aplicativo e tornará mais fácil para os criadores explorar tendências e temas, além de garantir que os músicos sejam pagos por seu trabalho.
Não está especificamente claro nesta fase como isso vai ou não se expandir para o uso da marca, embora o YouTube observe que planeja oferecer uma ampla gama de preços de licenciamento e opções de uso, que podem incluir considerações de uso comercial.
De qualquer forma, será uma grande melhoria para os criadores, que atualmente são forçados a desistir de todas as receitas de anúncios para o titular da licença de música se descobrirem que estão usando músicas para as quais não têm licença. O YouTube forneceu soluções alternativas para isso no passado, incluindo a capacidade de remover áudio e/ou seções específicas de seus clipes . Mas esse processo fornecerá uma solução muito mais equitativa e viável, que também poderá estabelecer a estrutura para licenciamento mais amplo e parcerias promocionais.
O YouTube diz que ‘Creator Music’ está atualmente em versão beta nos EUA e será expandido para mais países em 2023.
Fonte: SocialMediaToday
Posts Similares
Musk irá reativar o Vine?
O bilionário Elon Musk iniciou uma pesquisa no Twitter perguntando aos usuários se ele deveria trazer de volta o aplicativo…
Nubank é eleita a marca mais forte do Brasil
O Nubank comemorou no dia 10 de junho em seu blog, a eleição da fintech como a marca brasileira mais forte, de…
TikTok aumenta descrições de vídeos para até 2.200 caracteres
O TikTok aumentou o tamanho das descrições de vídeo na plataforma, de 300 para 2,2 mil caracteres. Pouco divulgada a princípio, a informação…