Agile Marketing é a adaptação das metodologias ágeis, nascidas no universo do desenvolvimento de softwares, para a área de marketing. Trata-se de um conjunto de valores, princípios e ações que tornam as estratégias mais eficientes e adaptáveis às mudanças do mercado. A proposta é não ficar parado no tempo diante das mudanças de mercado e das respostas dos consumidores às estratégias, que acontecem hoje de maneira constante e acelerada. O marketing precisa agir mais rapidamente.
Como aplicar o Agile Marketing?
Para que o Agile Marketing seja aplicado com eficácia, é preciso adotar os modelos de trabalho, conhecidos como frameworks, de modo que o conceito faça parte do dia a dia da sua equipe. Confira
Scrum
O Scrum é um dos frameworks mais utilizados dentro do Agile Marketing. Os ciclos de produção de um projeto são otimizados a partir do conceito de sprint, que foca no monitoramento constante de uma campanha ou estratégia. O objetivo é gerar insights para aprimorar o trabalho que está sendo realizado em tempo real.
Kanban
Outro framework importante na gestão ágil é o Kanban. A partir de um panorama completo do fluxo de trabalho de um projeto, gestores e colaboradores podem entender o andamento do projeto como um todo. Assim, é possível definir o senso de urgência e o que deve ser priorizado, sempre de olho na entrega ao cliente final.
Lean
A metodologia Lean visa a aplicação de processos simples e enxutos por uma equipe. Esse conceito é ideal para aquelas empresas ou equipes que não são tão grandes ou trabalham com metas muito específicas. O seu principal objetivo é agilizar todas as etapas de um projeto.
Posts Similares
WhatsApp anuncia novas atualizações
A última semana teve o anúncio de quatro novidades no WhatsApp, o aplicativo mais utilizado pela população brasileira, em um esforço dos administradores…
YouTube adicionará marcas d’água aos shorts baixados
Isto é interessante. O YouTube está tomando medidas para impedir que os usuários repostem clipes de curtas do YouTube em outros…
Instagram libera a compra de produtos por mensagem direta
Uma nova forma de realizar compras pelo Instagram foi anunciada na segunda-feira (18) pelo CEO da Meta, Mark Zuckerberg, atendendo principalmente aos pequenos…