A Starbucks é a marca de restaurante mais valiosa do mundo em 2023, segundo o ranking anual Brand Finance Restaurant. A rede multinacional de cafeterias tem ocupado essa posição por sete anos consecutivos. Neste ano, além de manter a liderança, ela ampliou a distância em relação ao segundo colocado, o McDonald’s.
Entre 2022 e 2023, a Starbucks viu o seu valor de marca crescer 17%, para US$ 53,4 bilhões (R$ 280 bilhões). Em contrapartida, o McDonald’s perdeu 7% do valor da sua marca no mesmo período, que está avaliada em US$ 36,9 bilhões (R$ 193 bilhões).
“A Starbucks gerou uma demanda acelerada por seus produtos ao longo de 2022, após um retorno contínuo à normalidade, à medida que as restrições relacionadas à pandemia diminuíram globalmente”, diz o relatório da Brand Finance.
O valor da marca Starbucks em 2023 é 30% maior do que o valor de 2020, considerando-se uma avaliação anterior à pandemia. A consultoria atribui a valorização deste ano ao impacto positivo do plano de reinvenção da marca lançado em 2022, visando metas até 2025.
Sustentabilidade
Algumas das frentes do plano são a melhoria do bem-estar dos funcionários, o crescimento de portfólio e de lojas e o avanço nas metas de sustentabilidade. O objetivo é acelerar o crescimento de longo prazo da empresa e expandir progressivamente as margens operacionais.
Em relação à sustentabilidade, além de ser a marca de restaurante mais valiosa do mundo, a Starbucks também figura com o maior valor de Percepção de Sustentabilidade, uma avaliação feita pela Brand Finance dentro do ranking geral. O valor do restaurante neste segmento é de US$ 3,1 bilhões (R$ 16,2 bilhões).
Richard Haigh, diretor-executivo da Brand Finance, comenta que “para sustentar o sucesso no futuro, as marcas de restaurantes devem atender cada vez mais aos mais altos padrões de sustentabilidade que os consumidores exigem quando se trata dos alimentos que comem e bebem”.
McDonald’s
Assim como a Starbucks está há sete anos na primeira posição do ranking da Brand Finance, o McDonald’s ocupa a segunda posição do pódio pelo mesmo período. No ano passado, entretanto, o restaurante viu o valor de sua marca cair 7,2%, recuando de US$ 39,72 bilhões (R$ 208,1 bilhões) em 2022 para US$ 36,86 bilhões (R$ 193,1 bilhões) neste ano.
Segundo a consultoria, problemas na cadeia de abastecimento e no aumento generalizado de preços prejudicam os negócios da rede de fast food. “Devido às dificuldades macroeconômicas, o McDonald’s elevou seus preços em vários itens do menu popular nos últimos doze meses. Para uma marca de restaurante cuja identidade se baseia em produtos de baixo preço, esta decisão não foi bem recebida entre os consumidores”, diz o relatório.
Para contornar a situação, a empresa anunciou o plano “Acelerando os Arcos” que prevê um grande foco em seu digital, entrega e ofertas drive thru. As ofertas digitais representam mais de um terço das vendas do McDonald’s e são de importância vital para a marca.
Confira as dez marcas de restaurantes mais valiosas:
- Starbucks
Valor: US$ 53,43 bilhões
Comparação com 2022: +17% - McDonald’s
Valor: US$ 36,86 bilhões
Comparação com 2022: –7% - KFC
Valor: US$ 17,66 bilhões
Comparação com 2022: 0% - Domino’s Pizza
Valor: US$ 7,35 bilhões
Comparação com 2022: +1% - Subway
Valor: US$ 7,05 bilhões
Comparação com 2022: 0% - Taco Bell
Valor: US$ 7,05 bilhões
Comparação com 2022: +11% - Tim Hortons
Valor: US$ 6,09 bilhões
Comparação com 2022: +38%
- Wendy’s
Valor: US$ 6,06 bilhões
Comparação com 2022: +27% - Burger King
Valor: US$ 5,99 bilhões
Comparação com 2022: +39% - Pizza Hut
Valor: US$ 5,88 bilhões
Comparação com 2022: 0%
Fonte: Forbes
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